quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prefeito Jonas Donizette recebeu cartas de protesto de várias partes do mundo

A notícia sobre o vandalismo da prefeitura de Campinas ao monumento em homenagem ao 20  Congresso Brasileiro de Esperanto, que fica na praça Napoleão Laureano (Botafogo) está correndo o mundo. Pelo menos 15 pessoas de diversas partes do mundo escreveram cartas de protesto ao Prefeito, contra o vandalismo e pedindo que o monumento seja recuperado.
Jonas Donizete recebeu cartas de Cuba, Rússia, Espanha, Belgica e Inglaterra e do Brasil.
Na quarta-feira, o "Correio Popular" publicou uma carta de protesto de um leitor da França (a carta foi traduzida pelo jornal para o português:

Monumento
Henri Masson
Aposentado, Moutiers Mauxfaits (França)

Como meus amigos brasileiros, fiquei chocado com o que ocorreu com o monumento dedicado ao Esperanto em Campinas (na Praça Napoleão Laureano, no Centro). Em 126 anos da história da língua, tais ações foram cometidas apenas por bárbaros, como os nazistas, que destruíram o monumento dedicado ao dr. Zamenhof, na cidade de Franzensbad (hoje Frantiskovy Lazne, na República Tcheca). Este imponente monumento de 5,50m foi destruído em 1938. Dizem que não houve má intenção, (…) mas é lamentável (...). Espero sinceramente que tudo esteja em ordem em breve. (Carta traduzida do francês)

Nenhum comentário: