sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Futebol une estrangeiros em Arapongas

O texto abaixo indica claramente que o problema da barreira linguística mundial ainda não foi devidamente resolvido, e soluções paliativas como o uso de um idioma nacional como o inglês não ajudam a amenizar o problema da "Torre de Babel".
João
------------------------


Publicado em 20 de Dezembro de 2013
Futebol une estrangeiros em Arapongas
Atletas de quatro países contam o que acharam da cultura e dos costumes do Brasil
TNOnline
Carol Flores- Tribuna do Norte - Diário do Paraná


Há quem diga que o futebol tem um idioma próprio, que o ‘futebolês’ é universal. A prova disso é o mix de idiomas que se instalou em Arapongas desde o último domingo com início da International Cup, para jogadores da categoria sub 16. O torneio, promovido pelo Esporte Clube Laranja Mecânica, trouxe para cidades equipes de Dubai, Emirados Árabes, Marrocos e Azerbaijão. A comunicação se torna literalmente um desafio entre os atletas. Os jogadores do Marrocos, por exemplo, se comunicam em francês e em árabe. O técnico da equipe de Dubai tenta falar em italiano e alguns atletas arranham sem muito sucesso o espanhol, tudo isso misturado com os idiomas de origem.

Nessa mistura de línguas – e com ajuda de intérpretes – deu para perceber que os jogadores e comissão técnica estão encantados com o Brasil. Para a maioria, esta é a primeira vez que visitam o país. A diversidade cultural chama atenção dos visitantes, principalmente ao técnico da equipe de Dubai, Youssef Manai, que se declara apaixonado pela gastronomia brasileira. Há poucos dias no país, já virou fã do bolo de cenoura e do café brasileiro. “O café do brasileiro é o melhor do mundo, com bolo de cenoura então fica muito bom”, conta Manai que ainda destaca o clima local bem diferente da aridez de Dubai.

leia mais

Nenhum comentário: