sábado, 7 de setembro de 2013

A moderna comunicação no século 21

É assim que funciona a comunicação no século 21... ao chegar num local onde uma pessoa de outra língua vai falar, pega-se o fone de ouvido que é distribuído para cada um. Geralmente na entrega da engenhoca, é exigido um documento para que as pessoas não "esqueçam" de devolver o aparelho anti-babel na saída. Ondas de rádio são transmitidas para cada aparelho. Os tradutores-intérpretes, que não cobram barato para este serviço alucinante já estão à postos para traduzir-interpretar... Não é confortável ficar com este aparelho no ouvido o tempo todo.
Geralmente quem escuta a palestra paga caro, porque tradutor cobra caro, e são necessários vários tradutores, porque depois de meia hora de trabalho estressante (a interpretação simultânea é exaustiva para o intérprete), ele tem que descansar, mas a palestra continua, e outro intérprete tem que estar preparado para continuar o trabalho.
Lembram que na escola, e na imprensa e nas demais instituições à serviço do poder, repete-se que o inglês é o idioma internacional e é falado em todo o mundo?   Uma boa piada isto...
No século 21 a barreira linguística ainda não foi derrubada.
Mas e o esperanto? O esperanto vai bem, obrigado.

Nenhum comentário: