sábado, 14 de setembro de 2013

Instituto Goethe Portugueses a aprender alemão aumentaram 70%

O número de portugueses inscritos no Instituto Goethe, o principal centro de aprendizagem da língua alemã em Portugal, subiu quase 70% entre 2010 e 2012, de acordo com dados da instituição a que a Lusa teve acesso.
Portugueses a aprender alemão aumentaram 70%
 Luss
PAÍS
11:28 - 14 de Setembro de 2013 | Por Lusa

De acordo com os dados, no primeiro semestre de 2010 estavam inscritos 936 alunos no Instituto Goethe, número que subiu para 1582 no primeiro semestre deste ano.

O aumento de alunos, aliás, tem sido uma constante nos últimos anos neste instituto, sinalizando que a crise económica que Portugal atravessa e a necessidade de aprender uma língua para facilitar a integração num mercado de trabalho estrangeiro são dois fatores que os portugueses consideram importantes.

"Às vezes há expetativas pouco realistas sobre as pespetivas profissionais e o nível de competência linguística necessária para trabalhar num país de língua alemã", alerta a direção do Instituto Goethe, quando comenta os dados disponibilizados à Lusa.

"Temos muitos alunos novos que, no futuro, pretendem estudar ou trabalhar na Alemanha ou na Suíça", dois dos principais destinos da emigração nacional, acrescenta a mesma fonte, que sublinha que o próprio mercado de trabalho alemão também influencia os novos modelos de cursos, por exemplo "cursos super-intensivos para grupos profissionais específicos, como os enfermeiros".

Entre 2011 e 2013, as taxas de crescimento do número de inscritos no Instituto com o intuito de aprender alemão subiram sempre acima dos 10%, com um pico de inscrições em 2011 e 2012, anos em que, do semestre de primavera para o semestre de outono, o número aumentou sempre acima dos 20%.

Como seria de esperar, os mais interessados na aprendizagem do alemão por faixa etária são os jovens entre os 19 e os 35 anos, que representam quase 70% do total de alunos, o que explica também que os dois níveis mais básicos de aprendizagem concentrem 70% do total de alunos.

Os estudantes representam 41% dos alunos, seguido por pessoas na área profissional de Economia/Gestão (15%) e engenheiros (10%).

Por outro lado, mais de metade dos alunos estão a tirar o curso de Engenharia (25%), Direito (14%) e Ciências da Comunicação (14%), aparecendo os futuros economistas a seguir (10%).

http://www.noticiasaominuto.com/pais/106684/portugueses-a-aprender-alem%C3%A3o-aumentaram-70#.UjTGOMakqJM

Nenhum comentário: