domingo, 28 de julho de 2013

Сursos gratuitos de russo serão abertos em 50 países

27/07/2013 Marina Obrazkova, Gazeta Russa
Até o final de agosto será instituído o Conselho do Idioma Russo, destinado a promover a língua e a cultura russa em países da Comunidade dos Estados Independentes, União Europeia e Oriente Médio, além de EUA, China e Japão. Com orçamento de 1,5 bilhões de rublos (US$ 45,9 milhões), projeto prevê a criação de uma rede de entidades chamada Instituto Púchkin.

Institutos Púchkin concorrerão com os institutos Confúcio, Goethe e Cervantes Foto: Cody White

O idioma russo, que antes era promovido no exterior por organizações diversas como o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Fundação Russki Mir, terá uma única entidade responsável por essa grande missão. O Conselho do Idioma Russo, liderado pela vice-premiê Olga Golodets, será criado até a metade do segundo semestre deste ano e contará com a participação dos representantes do governo, entidades científicas, educacionais, artísticas e comerciais.
O Instituto Estatal do Idioma Russo do famoso poeta Púchkin ficará responsável pelo desenvolvimento dos departamentos linguísticos de novos centros culturais, assim como pela criação do material didático. No passado, o instituto possuía uma ampla rede de filiais, cujo financiamento foi cortado após a queda da União Soviética que os obrigou a se tornarem entidades autônomas ou fecharem suas portas para sempre.

Leia mais

Nenhum comentário: