segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

GEOPOLÍTICA LINGÜÍSTICA

O PODER DA LÍNGUA

O lingüista francês Claude Hagège, professor do Collège de France de Paris, percorre o mundo estudando as diferentes línguas. Autor de vários livros, Hagège combate a atual supremacia do inglês e afirma que a atual política lingüística está condenando à morte várias línguas do mundo, devido à pressão do inglês e de outras línguas como o francês e o espanhol.

Existem hoje no mundo entre 6.000 a 7.000 línguas e a cada ano desaparecem centenas de línguas. É possível que até o ano 2100 haja apenas uma centena de línguas no mundo. Hagège comenta porém que a pressão econômica e política dos EUA é evitável e que “ não é destino do mundo unificar nossas culturas” defendendo uma sociedade multicultural e com variedade lingüística.

BILINGÜÍSMO COMO SOLUÇÃO

Para proteger as línguas, o lingüista Hagège propõe um bilingüismo onde as pessoas usem suas línguas maternas e uma outra língua qualquer, menos o inglês. Por outro lado ele afirma que a atual situação privilegiada do inglês é uma ilusão passageira que vai durar até quando os Estados Unidos continuar uma nação poderosa. E conclui que a globalização é apenas uma americanização do mundo.

"INSULTO À LATINIDADE"

Questionado sobre a preferência dos brasileiros pelo inglês e sobre a importância do idioma espanhol devido ao Mercosul, o lingüista afirmou “ o aprendizado do espanhol é mais importante para um brasileiro do que o inglês, língua de um povo bem mais distante. A americanização dos brasileiros é um insulto à latinidade.

Página Inicial

Nenhum comentário: